As 10 Leis de Ikigai.

Publicado em: 30/07/2021 / Postado por: Coaching To Build

Ikigai é um termo usado no Japão para se referir a uma vida que vale a pena ser vivida ou aquilo que dá sentido à vida.

Moradores de Ogimi

Geralmente, quando estamos muito ocupados em nosso trabalho diário, temos pouco tempo para pensar em como fazer para que cada dia que de minha vida valha a pena, como fazer para estar cada vez mais satisfeito no final do dia.

É por isso que preparei um breve resumo sobre as dez leis do Ikigai extraídas dos hábitos de vida dos idosos de Ogimi, uma cidade japonesa que detém o recorde de longevidade do Guinness.

Francesc Miralles escreveu em seu livro Ikigai sobre isto com maior profundidade, aqui segue um pequeno resumo:

As 10 Leis de Ikigai.

  1. Permaneça ativo, mesmo quando se aposentar. Se você está perto da aposentadoria: pense em como será sua próxima vida e como será útil para sua comunidade. O desânimo, a baixa autoestima e a depressão são frequentemente acompanhadas por um sentimento de inutilidade.
  2. Reduzir o estresse tecnológico, leve a vida um pouco mais devagar, mas ao mesmo tempo física, mental e socialmente ativos.
  3. Coma um pouco menos do tamanho da fome que você sente, isso ajuda seu sistema digestivo e mantê-lo ativo.
  4. Cuide dos seus amigos, passe um tempo com eles, dê atenção. Os amigos podem se tornar uma rede de segurança emocional que o apoiará nos momentos difíceis.
  5. Treine para o seu próximo aniversário, cuide do seu corpo, da saúde física e mental e dos seus relacionamentos. Comemore sua vida no próximo aniversário!
  6. Lembre-se de sorrir para obtê-lo as pessoas de Ogimi,  vivem com menos estresse e menos pressa. Mas o mais importante: eles têm a cultura do perdão, eles não guardam rancores, que é a base para poder sorrir. Para nós do Ocidente isso não é tão intuitivo, muitas vezes precisamos do apoio de profissionais para deixar o passado para trás e seguir em frente.
  7. Conecte-se com a natureza, tome um banho de floresta e na floresta. Há estudos que afirmam que 4 a 5 horas de contato com a natureza traz benefícios na redução da pressão sanguinha e na produção de células chamadas natural killers que combatem o câncer.
  8. Demonstre gratidão e isso tem muito a ver com não tomar como certo que teremos tudo e todos para sempre, particularmente penso que a pandemia veio para nos lembrar disso. Agradecer o que temos é um ótimo antídoto para a negatividade.
  9. Viva o presente, é um exercício diário! Lembre-se de que hoje você está construindo o seu futuro, ou seja, ele depende das ações que você está realizando hoje, portanto, há uma parte pela qual você pode se responsabilizar e que está sob seu controle. O passado só serve para você aprender com ele e para isso não precisa ficar remoendo todos os dias o que já aconteceu.
  10. Seguir o seu Ikigai na sua essência, o que não significa mais do que identificar o que você faz muito bem, o seu talento e se você o perdeu de vista, pode procurar a ajuda de um coach e assim incorpora-os ao seu dia a dia. Dê ao seu ikigai um lugar importante na sua vida, não tem que se tornar necessariamente a sua profissão, mas dar-lhe um espaço na sua vida irá enchê-lo de grande satisfação.

Espero que a leitura deste material o motive a incorporar até mesmo pequenas ações neste final de semana e que possam gradualmente se tornar hábitos que agregam significado e valor à sua vida.

Juleymar Jaimes

Coach Executiva & Vida -PCC-ICF

Compartilhe conhecimento:

Acreditamos que a trouca de conhecimentos contribui para a nosso crescimento e evolução.

Cadastre se em nosso Newsletter e trilhe seu próprio caminho.

Uma equipe de

Parceiros

Focada em processos para o seu aprimoramento.

Notícias e Novidades

As 10 Leis de Ikigai.


Quatro maneiras que o apoio social torna você mai ...


A disponibilidade de suporte social em todas as suas formas, todas elas importam e nos ajudam a enfrentar desafios.

Quem não deseja ter equilíbrio emocional, satisf ...


Todos queremos ter paz e equilíbrio emocional, felicidade e satisfação na vida, mas: será que sentados sem fazer nada, é o caminho

Iniciar bate-papo
Iniciar bate-papo
Conversar com um coach
Powered by

Endereço/Address

Av. Brigadeiro Faria Lima 2355 - 4º andar, conjunto 410 - São Paulo, Brasil.
Rua Visconde de Pirajá 351 - Ipanema, Rio de Janeiro, Brasil.

Telefone/Phone

+55 11 99550.9669
+55 11 99550.9669

E-mail

juleymar@coachingtobuild.com