Ser líder com certeza é uma função que apresenta constantes desafios e ainda mais se você se tornar um líder sênior, onde ter uma visão estratégica para construir um futuro é essencial ao tempo de atingir os objetivos de curto prazo. As organizações geralmente sofrem muito quando os líderes vacilam nas suas decisões ou falham; e mesmo assim sendo uma questão de relevância, o desenvolvimento do líder neste nível é frequentemente esquecido.

No entanto, com treinamento e prática adequada, líderes seniores podem evitar problemas comuns e satisfazer as necessidades aparentemente divergentes de suas organizações.

A liderança de sucesso está enquadrada em 4 dimensões: Auto liderança, liderança de pessoas, de Projetos e estratégica (Baseado na Teoría do Assessment Janusian). A CLL (Centro de Criative Liderança), sinaliza que se você for um líder experiente, você já desenvolveu pelo menos uma das 4 habilidades seguintes: autoconsciência, comunicação, influencia e agilidade para aprender; mas quando você avança na sua carreira, é necessário saber como aplicá-las num nível superior:

Autoconsciência: Envolve conhecer seus pontos fortes e fracos; compreender o impacto de seu comportamento como líder nos resultados da organização.

Comunicação Eficaz: A comunicação eficaz dos objetivos do negócio inspirando confiança nos outros. Esta habilidade pode começar a ser um desafio logístico quando os liderados estão em fusos horários diferentes, vivendo uma cultura diferente e absorvidos pelas operações do dia-a-dia da organização.

Influência: A capacidade de influência assume novas dimensões, quando tratasse de alcançar stakeholders independentemente da localização geográfica, horizontal ou vertical dentro ou fora da organização.

Agilidade para aprender: Aprender com suas experiências e aplicar esse conhecimento em novas situações é crucial para o sucesso. Isto para muitos executivos é natural e automático, mas se sempre dependem de suas experiências bem-sucedidas no passado, podem se tornar um problema. Para você o desafio pode ser saber quando mudar de rumo e ter as ferramentas para aprender coisas novas e se adaptar; e além ajudar os outros a fazer o mesmo.

Da mesma forma, a CLL observa que existem outras habilidades que um líder deve desenvolver, para ajudá-lo na complexidade do seu papel:

  1. Visão Estratégica
  2. Orientação a resultados
  3. Pensar e agir de forma estratégica
  4. Gerar compromisso
  5. Identificar oportunidades de inovação
  6. Trabalhar além das fronteiras geográficas
  7. Liderança global

No entanto, sabemos que cada organização tem suas próprias demandas particulares, associadas ao segmento de mercado a qual a organização pertence. Mas o líder pode fazer esta lista crescer ou diminuir ou mudar significativamente.  Para dar respaldo aos treinamentos de liderança existem ferramentas de diagnóstico para identificar os estilos de liderança como o Janusian que consegue detectar comportamentos em cada uma das 4 dimensões da liderança e permite ao profissional conhecer os seus pontos fortes e desenvolver os identificados como pontos fracos.

Saiba mais do Janussian

 

Quais habilidades são necessárias para ter sucesso como líder?

Uma ideia sobre “Quais habilidades são necessárias para ter sucesso como líder?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
EnglishFinnishFrenchPortugueseSpanish